Embora não seja mais surpreendente afirmar que o streaming, em geral, está alterando o negócio da música, certos estilos adquiriram poder como nunca tiveram – justamente por causa desse novo modelo. O hip-hop ultrapassou, pela primeira vez, o rock como o gênero musical mais ouvido nos Estados Unidos. Um relatório da Nielsen Soundscan, que pesou não somente os números do streaming como também as vendas de discos, mostra que o hip-hop e o r&b são ouvidos por cerca de 25,1% da população norte-americana, em oposição aos 23% obtidos pelo rock.
Estes números referem-se ao total de streamings, já que no que diz respeito à venda de discos o rock mantém-se à frente, ocupando 40% do total de álbuns vendidos na América, mas o número total diminui a cada ano. Ainda que estes números mantenham-se estáveis, para os estudiosos eles não representam a forma como os americanos estão consumindo música.
Para se ter ideia, o álbum mais ouvido por lá é de hip hop: “DAMN.”, de Kendrick Lamar. No que toca às canções mais ouvidas, destacam-se “Shape of You”, de Ed Sheeran, seguida por “Bad and Boujee”, do trio Migos, e de “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee com Justin Bieber.
Na verdade, o r&b / hip-hop é quase tão popular em serviços de streaming como o Spotify e a Apple Music quanto seus dois gêneros seguintes (rock e pop) combinados. Pelo menos sete das 10 canções mais populares em plataformas de streaming em 2017 se encaixam diretamente no hip-hop, enquanto outra, “That’s What I Like”, de Bruno Mars, combina pop e r&b.
O resultado deste relatório atenta para o momento em que a indústria fonográfica não sabe o que fazer para recolocar o rock nos trilhos, uma vez que seus consumidores são mais tradicionalistas. Enquanto isso, astros do hip-hop e r&b como Drake e The Weeknd seguem lançando singles e álbuns lançados apenas digitalmente e logrando êxito. A tendência é que o número total de streamings cresça e o gênero se consolide como o novo favorito dos americanos.
Confira 5 canções onde rock e hip-hop colaboraram juntos:
Run DMC ft. Aerosmith – Walk This Way (1986)
Quando Run DMC e Aerosmith juntaram forças para regravarem o single “Walk This Way“, sucesso absoluto uma década antes, o termo “rap rock” foi criado e esse processo permitiu que o hip-hop fosse visto como um gênero comercializável. A canção foi tão influente na história que se tornou a primeira canção de hip-hop a entrar no Top 5 da Billboard Hot 100 e reergueu a carreira do Aerosmith.
R.E.M. ft. KRS-One – Radio Song (1991)
A faixa de abertura do aclamado “Out Of Time” é um verdadeiro deboche. O R.E.M. já não se enquadrava mais como uma banda indie. Estava no rol das maiores do mundo e se permitiu cometer tamanha ousadia. À época, Michael Stipe disse esper que todos tivessem senso de humor suficiente para perceber que “Radio Song” tratava-se de uma brincadeira. O vocalista pediu ao KRS-One, líder da Boogie Down Productions (do qual era fã), para contribuir com vocais e um rap no final da faixa.
Linkin Park ft. Jay-Z – Numb/Encore (2004)
Apesar do álbum “Collision Course” ter menos de meia hora de duração, foi um grande êxito. Ele reuniu mashups de canções do rapper Jay-Z e da banda Linkin Park com seus maiores sucessos. Ouvir Mike Shinoda em “Izzo” e Jay-Z em “Numb” foi sensacional.
Puff Daddy & The Family ft. Tommy Stinson, Fuzzbubble, Rob Zombie & Dave Grohl – It’s All About the Benjamins (Shot-Caller Rock Remix) (1998)
Quando Puff Daddy pediu para Dave Grohl ajuda para remixar seu hit “It’s All About the Benjamins”, Grohl ficou intrigado, mas feliz. “É provavelmente minha música preferida dele, mas eu nunca tinha feito um remix e não sabia o que era um. Foi uma coisa realmente selvagem, eu nunca tinha feito nada parecido”, disse o vocalista do Foo Fighters.
System Of A Down ft. Wu Tang Clan – Shame (2000)
Provavelmente você nunca ouviu falar do álbum “Loud Rocks” devido o fato dele ter ido muito mal nas paradas. Como as pessoas não viram a grandeza de System Of A Down e Wu Tang Clan fazendo uma versão heavy metal de “Shame”?
O post Pela primeira vez na história, o hip hop ultrapassa o rock como gênero musical mais consumido nos Estados Unidos apareceu primeiro em Portal ROCKline | É só rock'n'roll!!!.
Fonte: http://ift.tt/2ts8szJ
0 comentários:
Postar um comentário