Final da Copa do Mundo na Rússia tem protesto do Pussy Riot

O grupo Pussy Riot assumiu a autoria da invasão de campo que aconteceu na final da Copa do Mundo da Rússia ontem, em Moscou. Quatro mulheres vestidas com uniformes policiais entraram no gramado no 52º minuto da partida, causando uma pausa temporária no jogo, antes de serem presas pela segurança local.

Logo após o ocorrido, através das redes sociais, o Pussy Riot publicou um texto, onde assume a autoria do protesto e afirma que se inspirou no poeta russo Dimitriy Prigov, que “criou a imagem de um policial como portador da nacionalidade celeste, na cultura russa.”

Segundo o grupo, a utopia da figura do “policial celeste” de Prigov “levanta um exemplo de masculinidade”, que “é o organizador deste lindo carnaval da Copa do Mundo”. Na mesma mensagem, o Pussy Riot ainda afirma que este exemplo “está longe do policial terrestre” que opera hoje na Rússia e que “persegue presos políticos”, “tem medo de celebração” e “entra no jogo sem se importar com as regras”.

“A Copa do Mundo da FIFA nos lembrou das possibilidades do policial celeste na grande Rússia do futuro, mas o policial terrestre, que faz parte deste jogo sem regras, parte e separa o nosso mundo,” diz mais um trecho da nota, que ainda é usada para fazer uma série de pedidos: soltura de presos políticos, suspensão de prisões ilegais em comícios, a promoção da competição política na Rússia e a mudança no comportamento da polícia.

Veja abaixo a publicação na íntegra:

O post Final da Copa do Mundo na Rússia tem protesto do Pussy Riot apareceu primeiro em Portal ROCKline | É só rock'n'roll!!!.


Fonte: http://portalrockline.com.br/final-da-copa-do-mundo-na-russia-tem-protesto-do-pussy-riot

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management