Jeff Buckley: 20 anos sem um dos maiores talentos do rock dos anos 1990

Foi de forma abrupta que a carreira de Jeff Buckley foi abreviada na tarde do dia 29 de maio de 1997. Quis o destino que o jovem cantor tivesse a mesma carreira breve, porém brilhante, de seu pai, o cantor de folk rock Tim Buckley.

Seu disco de estreia “Grace” (1994) encanta no vocal suave, arranjos de guitarra transformados em serenatas e letras que são confissões tiradas de um diário. Até hoje, o trabalho é lembrado como um dos melhores álbuns dos anos 1990 e fonte de inspiração para vários artistas como Coldplay, Muse e Rufus Wainwright.

No ano seguinte, o álbum ganhou na França o renomado “Gran Prix International Du Disque – Academie Charles Cros”, prêmio concedido por um júri de profissionais da indústria fonográfica, jornalistas e o presidente do Ministério de Cultura da França. Um prêmio para grandes artistas, entregue anteriormente a figuras como Edith Piaf, Joan Baez, Joni Mitchell, Leonard Cohen, Bob Dylan e Bruce Springsteen.

Talvez nunca apareça outro disco como “Grace”, um cover digno para “Hallelujah” de Leonard Cohen e canção como “Lover, You Should’ve Come Over”. Esta última, com seu orgão fúnebre dando sequência a uma série de confissões para uma amante numa letra corajosa de Buckley: “and much too blind to see the damage he’s done and sometimes a man must awake to find that really, he has no-one” (“E muito cego para ver os erros que cometeu e há momentos em que um homem precisa acordar para perceber que ele não tem ninguém”).

Jimmy Page, o guitarrista do Led Zeppelin (que confessou ter ouvido o disco por meses), aponta “Grace” como um dos melhores momentos da década de 1990. Foi apenas um dos muitos músicos famosos a render-se às canções do álbum. Outros famosos que revelaram ter amado o trabalho foram Robert Plant, David Bowie e Bob Dylan.

Quando estava em fase de finalização de seu segundo registro de estúdio (“Sketches for my Sweetheart the Drunker”) a tragédia novamente chegaria à família Buckley. Animado com o andamento do trabalho, o artista foi ao Mud Island Harbor nadar no Rio Mississippi e, poucos minutos depois, desapareceu. Quatro dias após o incidente, seu corpo foi encontrado. Até hoje, com seu breve legado, Jeff conquista novos fãs e influência novas gerações. Morreu cedo, aos 30 anos, e não há voz que iguale à tristeza de suas confissões.

Jeff foi único.

O post Jeff Buckley: 20 anos sem um dos maiores talentos do rock dos anos 1990 apareceu primeiro em Portal ROCKline | É só rock'n'roll!!!.


Fonte: http://ift.tt/2rOGWKZ

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management