Você se lembra onde estava em 11 de outubro de 1996? Muitos certamente têm na memória o impacto daquele dia em que foi anunciada o falecimento de Renato Russo. Esta saudade já dura 20 anos e surge em forma de lançamentos, eventos e reedições programadas para sair a partir deste mês:
DISCO
Uma caixa com os álbuns solo de Renato será lançada no próximo dia 28: “The Stonewall Celebration Concert” (1994), “Equilíbrio Distante” (1995), “O Último Solo” (1997), “Presente” (2003) e “Duetos” (2010).
Entretanto, os fãs já podem ter acesso ao CD “Viva Renato Russo 20 Anos”, que traz composições de Renato na voz de 12 promissoras bandas de várias regiões do Brasil, todas dentro da nova cena do pop rock nacional e com diversos estilos, além de outras duas bandas internacionais. O disco está disponível gratuita mente desde o início de outubro no Spotify e chega hoje às lojas em formato físico. Ouça agora!
LIVRO
O romance “The 42nd Street Band” (Companhia das Letras, 2016) foi escrito por Renato, ainda nos anos 70. O organizador da obra, Tarso de Melo, conta que o artista escrevia diariamente quando foi acometido por uma doença que o deixou sem andar. Trata-se da história de uma banda de rock fictícia em que ele se enxergava como um grande rockstar. Entretanto, a obra foi escrita de maneira fragmentada e em inglês. Após décadas, ganha edição em português.
Outra novidade é a versão atualizada de “Renato Russo – O Filho da Revolução” (Planeta, 2016), escrito pelo jornalista Carlos Marcelo, fã da Legião Urbana. A narrativa do livro traça a vida de Renato com a história do Brasil em tempos de Ditadura Militar.
MERCHANDISING
A marca de óculos Chilli Beans lançou uma linha inspirada na letra de “Faroeste Caboclo”, que traz espingardas nas hastes que sustentam as lentes, além do nome “Pablo”, um dos muitos personagens da história.
EXPOSIÇÃO
Em 2015, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo anunciou para 2017 uma exposição de objetos que estavam guardados no apartamento em que Renato vivia em Ipanema, no Rio de Janeiro. A coleção inclui documentos, desenhos, cerca de 50 diários nunca publicados e sua coleção completa de discos e livros. O material está em processo de tratamento e catalogação. Confira abaixo uma espécie de making of do MIS:
SEMINÁRIOS
O grupo III Encontro Memorial Renato Russo — Temas Acadêmicos disponibiliza, a partir de hoje, vídeo com um bate papo com a doutora Sylvia Cyntrão e a doutoranda Julliany Mucury da UnB. O bate-papo foi sobre a relevância acadêmica da obra de Renato. A tese de Julliany dará ao cantor o status de escritor:
TEATRO
O Theatro NET Rio apresenta em curta temporada o premiado espetáculo “Renato Russo – O Musical”, de 13 de outubro a 06 de novembro, com estreia no dia 11 de outubro. Estrelado por Bruce Gomlesvsky, com direção de Mauro Mendonça Filho, o musical é uma remontagem de “Renato Russo – A Peça”, cuja estreia aconteceu há 10 anos, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural dos Correios. O espetáculo conta toda a trajetória artística e pessoal de Renato Russo e tem a dramaturgia construída a partir de uma minuciosa pesquisa realizada em letras, depoimentos e entrevistas, matérias jornalísticas, livros e imagens de shows solo e com a Legião Urbana. A peça tem o formato de um monólogo no qual o ator, no papel de Renato Russo, vivencia os acontecimentos mais importantes da vida e da carreira do cantor, privilegiando seus momentos gloriosos e respeitando o que, em vida, o próprio artista fez questão de preservar. Para adquirir ingressos, clique AQUI.
SHOW
Os membros remanescentes da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, seguem com a turnê “Legião Urbana XXX Anos”, onde tocam na íntegra o álbum homônimo de estreia da banda e revisitam sucessos de toda a discografia. Participam do show o cearense Jonnata Doll e a carioca Marina Franco. Acompanham Dado e Bonfá Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo) e Roberto Pollo (teclados). O ator e cantor André Frateschi faz os vocais.
Fonte: http://ift.tt/2dtGwiI


Pedro
Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário