The Runaways


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (parabéns a todas nós, garotas roqueiras!), o post de hoje será sobre a banda feminina mais relevante de todos os tempos: The Runaways.


Em meados de 1975, a jovem Joan Larkin (popularmente conhecida como Joan Jett) colocou a ideia de uma banda formada somente por mulheres na cabeça, e decidiu correr atrás de seu sonho. Após encontrar o famoso produtor Kim Fowley (que já trabalhou com lendas do rock como Alice Cooper e KISS), que lhe deu o número de telefone da baterista Sandy West. Com a adição da baixista/vocalista Micki Steele, as Runaways viraram uma banda de verdade, mas Steele não durou muito em seu posto. A guitarrista solo Lita Ford, a vocalista Cherie Currie e a baixista Jackie Fox foram recrutadas, e em 1976 as adolescentes (na época, a mais velha era Lita Ford, com 17 anos) assinaram um contrato com a Mercury Records.

A ideia de cinco meninas adolescentes tocando rock n' roll se tornou muito popular nos Estados Unidos, e as Runaways tocaram ao lado de grandes nomes do rock como Cheap Trick, Van Halen e Ramones. Em 1977, elas lançaram o segundo álbum, Queens of Noise e partiram em uma turnê mundial. Sem dúvida, seu maior sucesso foi no Japão: Joan Jett define aquele período como "semelhante à Beatlemania". Elas ganharam especiais de TV, inúmeras aparições televisivas e gravaram um disco ao vivo, Live in Japan. A imagem da loira angelical Cherie Currie, definida como "meio Bardot, meio Bowie", usando corset, meias 7/8 e cinta-liga era um prato cheio para a imprensa; e a banda personificava o estilo "sexo, drogas e rock n' roll".

Durante a turnê japonesa, Jackie Fox deixou o grupo. Foi substituída por um curto período de tempo pela própria Joan Jett, e depois por Vicki Blue (que depois produziu um documentário sobre a banda, Edgeplay). Após uma briga com Lita Ford, a vocalista Cherie deixou o grupo, e Joan assumiu definitivamente os vocais (que já partilhava com Cherie). A loira lançou um CD solo, Beauty's Only Skin Deep, e um com sua irmã gêmea Marie, Messin' With the Boys, mas nenhum dos dois emplacou. O vício em drogas e álcool de Cherie a tirou de cena por muito tempo.

As Runaways lançaram dois belíssimos álbuns como um quarteto, Waitin' for the Night e And Now... The Runaways, esse último com Laurie McAllister no baixo. O grupo finalmente acabou em 1979, por causa de brigas entre Joan Jett e Lita Ford, que não concordavam com o estilo musical que iriam seguir: Joan queria um estilo mais punk, enquanto Lita era partidária do metal. As duas seguiram esses estilos bem distintos em suas carreiras solo; Joan emplacou o megahit "I Love Rock N' Roll" e Lita teve álbuns muito bem colocados, e sua música mais famosa é um dueto com o príncipe das trevas, Ozzy Osbourne, "Kiss Me Deadly".

Micki Steele, a primeira baixista, alcançou sucesso com as Bangles. Sandy West morreu em 2006, vítima de um câncer e Laurie McAllister morreu em outubro de 2011. Em 2010, foi lançado um filme sobre a história da banda, baseado no livro de Cherie e produzido por Joan, e que é mais centrado na história das duas do que da banda de verdade. Apesar de sua curtíssima carreira, essas garotas abriram as portas para todas as bandas femininas existentes e merecem todo o respeito dado a gigantes do rock como Led Zeppelin.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management