Morre Scotty Moore, primeiro guitarrista de Elvis Presley

Scotty-Moore

O guitarrista que esteve (literalmente) presente no nascimento do rock and roll morreu. Scotty Moore, que tocou com Elvis Presley nos primeiros anos de sua fama, faleceu aos 84 anos. O músico estava em sua casa em Nashville e vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo. Em outubro passado, Scotty não pode comparecer em sua indução ao Memphis Music Hall of Fame. Quem recebeu o prêmio em seu lugar foi Keith Richards.

Nascido em 27 de dezembro de 1931, Winfield Scott Moore III começou a tocar guitarra aos oito anos de idade e se estabeleceu em Memphis depois de ser dispensado da Marinha em 1952. Durante a tentativa de obter um contrato de gravação para a sua banda, o Starlite Wranglers, tornou-se amigo de Sam Phillips, do Memphis Recording Service, mais conhecido como Sun Studios. Foi lá que o músico conheceu um tal de Elvis Presley.

Scotty esteve presente em praticamente todas as primeiras canções de Elvis, além de ter excursionado com o Rei do Rock em 1958, antes dele entrar no Exército. Nos anos 1960 voltou a trabalhar com Elvis, mas nesta fase o cantor estava mais preocupado com sua carreira no cinema. Somente em 1968 Scotty voltou a colaborar substancialmente com o amigo no famoso especial “1968 Comeback Special”, com sua Gibson Super 400. E esta foi a última vez que tocaram juntos.

Moore permaneceu ativo como engenheiro de som em seu próprio estúdio em Nashville, e desde então trabalhou com músicos como Ringo Starr, Carl Perkins, Ronnie Wood, Levon Helm e Jeff Beck. Scotty Moore foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2000.


Fonte: http://ift.tt/294Cz5x

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management