Morre Fats Domino, um dos precursores do rock and roll e inspiração para Beatles e Elvis Presley

O pianista e cantor norte-americano Fats Domino morreu nesta quarta-feira (25) nos Estados Unidos. Domino é considerado um dos precursores do rock and roll e tinha 89 anos. A sua morte foi anunciada pela filha numa televisão local e já confirmada pelas autoridades norte-americanas. O músico foi inspiração assumida por Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones.

Fats Domino nasceu em Nova Orleans, no estado norte-americano da Louisiana, em 26 de fevereiro de 1928. Era o mais novo de oito irmãos. Na adolescência, trabalhou numa fábrica, mas desde bem cedo que o seu talento no piano foi notado. A carreira musical deslanchou a partir de 1949, quando se juntou ao trompetista Dave Bartholomew, que produziu e co-escreveu o primeiro disco, The Fat Man e que venderia mais de um milhão de cópias, chegando à 2ª posição da parada americana de rhythm & blues.

Em 1986 foi laureado com um Grammy pelo Conjunto da Obra e, mais tarde, foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame. Entre os seus maiores sucessos estão “Blueberry Hill”, “Ain’t That a Shame” e “I’m Walking to New Orleans”. Com uma carreira que atravessou cinco décadas, Fats Domino acumulou vendas de discos superiores a 65 milhões de cópias, incluindo 25 singles laureados com o Disco de Ouro. Em 1975, John Lennon incluiu “Ain’t That a Shame” no seu álbum de covers Rock’n’Roll.

Em 1998, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, condecorou-o com a Medalha Nacional das Artes numa cerimônia realizada na Casa Branca. A revista Rolling Stone o elencou como o 25º maior artista de todos os tempos.

Empenhado nas causas humanitárias da sua cidade natal, Domino veio a público apoiar ações pelas vítimas do furacão Katrina, em 2005, apesar de também ter perdido todos os seus pertences na tempestade.

O post Morre Fats Domino, um dos precursores do rock and roll e inspiração para Beatles e Elvis Presley apareceu primeiro em Portal ROCKline | É só rock'n'roll!!!.


Fonte: http://ift.tt/2lhUtc8

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management