Estudo aponta que perda de audição pode ser reversível

Brian-Johnson-Pete-Townshend-Lars-Ulrich

À medida que envelhecemos, a nossa audição vai ficando mais fraca. Tudo por culpa das células presentes no nosso ouvido interno, que nos permitem ouvir aquilo que nos rodeia, e que não se regeneram com o tempo – o mesmo acontecendo quando são expostas a um maior volume de ruído.

Esse processo gradual poderá, eventualmente, ser revertido, de acordo com um grupo de cientistas. Ao fazer testes em ratos de laboratório, estes mesmos cientistas descobriram que era possível implantar células regeneradas no ouvido interno dos animais, que passavam então, e novamente, a ter a capacidade de detectar diferentes frequências.

A pesquisa ainda se encontra numa fase muito inicial, podendo demorar anos ou até decadas para que esta descoberta possa ser aplicada a humanos. Neste momento, a empresa holandesa Audion Therapeutics, juntamente com a farmacêutica Eli Lilly, está tentando provar que o mesmo método usado nos ratos funcionaria em seres humanos.

Sem dúvidas, estas boas notícias interessam a quem sofre de problemas de audição em todo o mundo, mas também a músicos em particular: o vocalista Brian Johnson foi forçado a deixar o AC/DC após ter sido avisado pelos médicos de que, caso continuasse, poderia ser afetado pela surdez total.

Paul Stanley (KISS) e Brian Wilson (The Beach Boys) lutam contra os problemas de audição desde a infância. Paul nasceu com microtia grau 3 em seu ouvido direito, uma doença congênita em que a orelha externa é subdesenvolvida, causando surdez. Brian também sofre com a surdez no ouvido direito, mas não se sabe se ele nasceu com uma condição degenerativa ou se foi resultado de abusos físicos de seu pai.

Pete Townshend (The Who) diz ouvir zumbidos desde a metade da década de 1970. Há uma cena no documentário “The Kids Are Alright” (1979) onde Pete diz ao baterista Keith Moon que o médico teria o aconselhado a “aprender a leitura labial”. Dez anos depois, o guitarrista teve de fazer uma turnê inteira tocando violão dentro de uma divisória de vidro. Em 2012, ele foi forçado a deixar o palco porque o volume no palco era muito alto.

Nomes como Lars Ulrich (Metallica), Sting, Eric Clapton, Neil Young, Jeff Beck e Ozzy Osbourne estão entre as muitas estrelas do rock que já declararam publicamente seus problemas auditivos.


Fonte: http://ift.tt/2apYLGC

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management