Há exatos 20 anos, o Pearl Jam retornava à TV norte-americana para uma performance definitiva em sua carreira. Era a primeira vez que a banda se apresentava no programa Late Show with David Letterman, uma oportunidade perfeita para estrear uma versão épica de “Hail, Hail”.
O quarto álbum, o artístico “No Code”, tinha saído um mês antes e a banda estava prestes a embarcar em sua primeira turnê sem o advento da Ticketmaster, o que levou a banda a locais mais obscuros. De certa forma, foi o início de uma nova abordagem no gerenciamento de carreira do grupo.
Antes de se apresentar no Late Show, o Pearl Jam realizou dois shows de aquecimento em Seattle. As apresentações marcaram o retorno do line-up completo desde novembro de 1995. “Who You Are”, o primeiro single de “No Code”, com forte influência de sons indianos, tinha acabado de chegar às rádios e, obviamente, causou estranheza.
Sem dúvidas, “Hail, Hail” é uma das canções onde percebe-se uma entrega total da banda à cada execução. Há uma energia transmitida através das ondas sonoras inegavelmente apaixonante. Apesar de ser uma faixa pulsante, a performance de palco dos integrantes passa a ser mais comedida que nos tempos de “Ten” (1991) ou “Vs.” (1993). Mas tente resistir à intensidade vocal de Eddie Vedder ao solfejar a letra da canção de forma passional.
À época, “No Code” foi recebido com críticas variadas pela imprensa pelo choque sonoro com os álbuns antecessores. Foi o rompimento do Pearl Jam com a cena grunge em detrimento de uma expansão musical. E o tempo mostrou que eles estavam certos em arriscar. Vinte anos depois, “No Code” é um dos álbuns favoritos dos fãs. E esta história não poderia ser contada sem esta performance:
Fonte: http://ift.tt/2d8ANUm
0 comentários:
Postar um comentário