VMA 2016: Grandes bandas e apresentações históricas

Sim, amigos! O Video Music Awards, a maior premiação de videoclipes dos Estados Unidos, acontece esta noite em Nova York. E sim, houve um tempo em que o rock era muito apreciado na tela da MTV. Ainda que hoje seja uma categoria de menor importância para os organizadores, nada apaga a importância histórica e o impacto de muitas bandas e apresentações que passaram pelo palco do VMA.

green-day-vma

O Portal ROCKline elencou, em ordem cronológica, algumas dessas performances históricas. Bandas despontaram para o sucesso após pisarem no palco do VMA. Outras apostaram em performances mais minimalistas. Rolaram grandes parcerias, encontros inusitados e algumas surpresas – agradáveis ou não – que você confere ao longo desta lista:

WhitesnakeStill Of The Night (VMA 1987)
Em 1987 eram as ditas bandas farofa que davam as cartas. Bon Jovi, Poison, Mötley Crüe e Whitesnake eram algumas delas que estavam estouradaças nas paradas de sucesso e tinham seus clipes rolando direto na MTV. Obviamente que alguma delas estaria na premiação.

Depeche ModeStrangelove (VMA 1988)
Na única vez em que o Depeche Mode passou pelo VMA foi deste jeito: um assombroso playback. Sabe-se lá porque uma das bandas mais excitantes em cima de um palco foi obrigada a passar por esta privação. Desde então, nunca mais voltaram ao VMA.

Bon JoviLivin’ On A Prayer / Wanted Dead Or Alive (VMA 1989)
Uma das performances mais lendárias do VMA foi a apresentação minimalista do Bon Jovi. Sem qualquer exagero típico da época, tudo se resumia a Jon Bon Jovi, Richie Sambora e dois violões. O set acústico foi o start para os diretores da MTV, que a partir dali criaram o formato Unplugged MTV, que virou febre mundial entre os artistas, inclusive no Brasil.

MetallicaEnter Sandman (VMA 1991)
Chegamos à era dos grandes VMAs dominados pelo rock and roll. Até o Metallica, que experimentava pela primeira vez o gostinho do sucesso mainstream, era uma das bandas mais pedidas da época pela audiência da MTV.

PrinceGett Off (VMA 1991)
Se é pra colocar fogo no puteiro, chamaram o cara certo!

NirvanaRape Me / Lithium (VMA 1992)
Para muitos, o VMA de 1992 foi o maior de todos os tempos. Teve de tudo um pouco: a treta do Axl Rose com Kurt Cobain, a consagração definitiva do Nirvana, a ascensão do Pearl Jam, a porralouquice do Red Hot Chili Peppers, a interação via satélite do U2, o encontro do megalomaníaco Guns N’ Roses com Elton John e muito mais. A história desta apresentação já foi exaustivamente contada. Dá o play e ouça no volume máximo!

Red Hot Chili PeppersGive It Away (VMA 1992)
Quem mais poderia encher o palco de anônimos ensandecidos para curtir um som? Só os californianos do Red Hot Chili Peppers, com direito a Anthony Kiedis “guitarrista”.

Guns N’ Roses e Elton JohnNovember Rain (VMA 1992)
O Guns N’ Roses era a maior banda do mundo em 1992. Axl Rose era um dos rostos mais fotografados muito por conta das polêmicas que causava. A apresentação ao lado de Elton John, assumidamente gay, foi um assombro para muitos, uma vez que Axl era taxado como “homofóbico” por conta da letra de “One In A Million”, lançada em 1989. De todo modo, foi um encerramento de ouro para um VMA histórico.

R.E.M.Everybody Hurts / Drive (VMA 1993)
Tente não chorar com esta linda performance do R.E.M. A banda que mais faz o homem chorar (segundo pesquisas britânicas) era uma das campeãs de vendas naquela época.

Pearl Jam e Neil YoungAnimal / Rockin’ In The Free World (VMA 1993)
Se o ano anterior foi o da consagração do Nirvana, 1993 foi a vez do Pearl Jam manter o grunge em alta na MTV. Além de terem faturado os principais prêmios pelo vídeo de “Jeremy”, mostraram potência ao se apresentar ao lado de ninguém menos que Neil Young.

The Rolling StonesLove Is Strong / Start Me Up (VMA 1994)
Em 1994 os Rolling Stones estavam completando 30 anos de atividade. Os caras foram homenageados com um prêmio especial e ainda mostraram a então nova “Love Is Strong”, além do clássico “Start Me Up”, em uma apresentação vibrante.

Alanis MorissetteYou Oughta Know (VMA 1995)
Uma jovem e raivosa canadense praticamente debutou no palco do VMA. Alanis Morissette não deixou pedra sobre pedra em sua primeira aparição no prêmio e, certamente, o impacto de sua performance ajudou a torná-la a maior vendedora de discos daquele ano.

OasisChampagne Supernova (VMA 1996)
O mundo vivia o auge do britpop, que tinha no Blur e no Oasis os seus maiores expoentes. Mas foi a banda dos irmãos Gallagher que conseguiu furar o bloqueio que havia na América do Norte e foi parar no palco do VMA.

KISSRock And Roll All Nite / New York Groove / Deuce / Calling Dr. Love / Love Gun (VMA 1996)
O VMA também promove performances externas. E assim foi com o KISS, que naquele ano retomava sua formação original depois de anos. E foi uma senhora performance na Ponte do Brooklyn, com cinco hits em pouco mais de 20 minutos.

The Wallflowers e Bruce SpringsteenOne Headlight (VMA 1997)
Poucas vezes vemos esta situação: uma banda iniciante recebendo um medalhão para dividir o palco e cantar o hit da banda. Bruce Springsteen deu uma lição de humildade ao apoiar a banda de Jakob Dylan em um musicão, um dos hits daquele ano.

U2Please (VMA 1997)
Os irlandeses já tiveram momentos de pura exuberância na premiação, mas preferimos destacar a apresentação sombria de “Please”, com um Bono sem seus óculos (algo bem raro).

Marilyn MansonThe Dope Show (VMA 1998)
Se Marilyn Manson já havia chocado a audiência no ano anterior, o que a MTV faz? Convida o cara novamente para uma performance ainda mais impactante, com direito a peitinho e bundinha murcha de fora. A tradicional família americana não curtiu isso!

Kid Rock, Run-DMC e AerosmithWalk This Way (VMA 1999)
Kid Rock convidou duas instituições para sua performance no VMA: Run-DMC e Aerosmith bisaram a parceria em “Walk This Way”, e mesmo com os efeitos especiais dando errado, descolaram um dos momentos mais épicos da premiação.

Rage Against The MachineTestify (VMA 2000)
Potência e política no palco do VMA que ficou marcado pela treta do baixista Tim Commerford, que escalou o cenário do VMA em protesto à vitória do Limp Bizkit em uma das categorias. O músico foi retirado à força do cenário e foi encaminhado à delegacia.

Blink-182All The Small Things (VMA 2000)
Foi a primeira vez que o trio esteve no VMA e já teve a incumbência de encerrar a premiação, com direito a anões no palco.

ColdplayThe Scientist (VMA 2003)
Ainda em seu segundo álbum, o Coldplay começava a se tornar grande ao chegar ao palco do VMA e arrasar com uma tocante versão de “The Scientist”.

Green DayBoulevard Of Broken Dreams (VMA 2005)
O renascimento do Green Day aconteceu após o lançamento do álbum “American Idiot” no ano anterior. Em 2005, o trio dava as cartas no mundo do rock e foi o grande vencedor daquele VMA pelo clipe da música em questão.

My Chemical RomanceWelcome To The Black Parade (VMA 2006)
Não bastava um palco. O My Chemical Romance levou sua Black Parade para o topo de um prédio.

ParamoreThat’s What You Get (VMA 2006)
A ruivinha Hayley Williams não se intimidou com o tamanho da plateia e mandou ver com sua banda.

Florence + The MachineDog Days Are Over (VMA 2010)
Dois anos depois foi a vez de outra ruiva dominar o palco. Encantadora a performance de Florence Welch.


Fonte: http://ift.tt/2bqBH8p

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management