“Ten”, álbum de estreia do Pearl Jam, completa 25 anos

Este 27 de agosto de 2016 marca o 25º aniversário do álbum de estreia do Pearl Jam. “Ten” não é apenas um trabalho recheado de clássicos que forjaram uma geração. É a intensidade de suas performances ao vivo que o tornaram ainda mais icônico e essencial em qualquer lista de melhores álbuns de rock de todos os tempos.

pearl-jam-2

Até o momento, o Pearl Jam já fez 968 shows. Todas as 11 músicas de “Ten” já foram apresentadas ao vivo num total de 4.571 vezes (via LiveFootsteps). “Even Flow” é a mais tocada delas (815 performances) e “Oceans” a menos apresentada (91 vezes, sendo 65 vezes como a primeira do setlist e duas vezes como a última do show). A última música do álbum, “Release”, costuma ser a música favorita da banda para iniciar os shows. Foram 140 vezes que a banda começou sua apresentação com ela.

O site Alternative Nation escavou nos vastos arquivos de shows da banda ao longo desses 25 anos performances históricas das 11 faixas, desde apresentações no pequeno Off Ramp, em Seattle, até mega estádios com 60 mil pessoas na América do Sul.

“Once” (29/04/2016 – Philadelphia)
Uma das três primeiras músicas escritas pelo grupo. Nesta noite, o Pearl Jam entrou no palco ao som da introdução “Master/Slave” e emendou com “Once”. Era o início de uma noite épica em que a banda tocaria o álbum “Ten” na íntegra e em ordem.

“Even Flow” (17/01/1992 – Seattle)
A energia plena e um apaixonante desempenho no histórico Moore Theatre, em Seattle. Esta versão de “Even Flow” seria transformada posteriormente no vídeo oficial da música. “Wahhh…”

“Alive” (31/05/2006 – Nova York)
A introdução. A história. E aqui está toda a explicação de quando eles mudaram o significado dessas palavras.

“Why Go” (24/06/2007 – Scheessel)
Esta foi a primeira vez desde março de 1994 que o Pearl Jam abriu o show com “Why Go”. A banda fechou o festival dinamarquês Hurricane após três dias de performances de bandas como Kings of Leon, Incubus, Queens of the Stone Age, Beastie Boys, Sonic Youth e Arcade Fire, entre outros. “Por que ir para casa?” Sem dúvidas, esta era uma boa pergunta.

“Black” (03/04/1994 – Atlanta)
Uma versão hipnotizante de “Black”, que inclui o mais sentido e sincero trecho de “We Belong Together”.

“Jeremy” (08/06/1992 – Landgraaf)
Se alguma vez houve uma performance de “Jeremy” que encapsulasse a intensidade do vídeo da música, sem dúvidas seria esta do festival Pinkpop. Todo o turbilhão de emoções se une e se expressa através da forma de canção. Os olhos, a linguagem corporal, a entrega.

“Oceans” (14/11/1995 – San Diego)
O último show que a banda fez em 1995 e um ambiente muito apropriado. Seria impossível encontrar um braço não-arrepiado quando a banda entra no palco no escuro, e em seguida manda um discreto “Good evening. 1,2,3… hold on to the thread”.

“Porch” (16/03/1992 – Nova York)
O Acústico que a banda gravou para a MTV em 1992 foi uma tentativa vã de domesticá-los. Até com violões os caras conseguem ser intensos.

“Garden” (11/04/1994 – Boston)
Considerando as circunstâncias (Kurt Cobain havia morrido seis dias antes), esta performance é quase perfeita. A bela introdução de guitarra de Stone Gossard é um momento único em “Ten”. Certamente é uma das canções mais subestimadas da banda.

“Deep” (03/04/2013 – Buenos Aires)
“This festival is 10 years old. This song is off a record called Ten”, disse Eddie Vedder antes de tocar “Deep” para os argentinos, que responderam em perfeita sincronia.

“Release” (22/10/1990 – Seattle)
Onde tudo começou. A primeira música tocada no primeiro show. Quem mais tem uma canção tão franca e especial para começar um show como esta?

QUAL É A SUA CANÇÃO FAVORITA DO ÁLBUM “TEN” E POR QUÊ?


Fonte: http://ift.tt/2bokAnZ

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management