No último sábado, durante seu show em Little Rock, Arkansas, Paul McCartney recebeu no backstage Thelma Mothershed Wair e Elizabeth Eckford, mulheres que inspiraram a composição de “Blackbird”, faixa do icônico “White Album”.
Wair e Eckford eram integrantes do Little Rock Nine – uma banda formada por nove estudantes negras, que enfrentaram a discriminação e os impactos da segregação racial quando se matricularam na Little Rock Central High School, escola para brancos, em 1957, após decisão judicial da Suprema Corte americana.
Incredible to meet two of the Little Rock Nine–pioneers of the civil rights movement and inspiration for Blackbird. http://pic.twitter.com/QrnOQnqrFX
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) 1 de maio de 2016
Na época, McCartney se inspirou na história das garotas e escreveu “Blackbird”, logo após o governador do estado de Arkansas daquele tempo, Orval Faubus, protestar contra a entrada das meninas na escola.
Durante a apresentação, Paul McCartney apresentou a música dizendo: “Lá nos anos 60, muitos problemas aconteceram por conta dos direitos civis, especialmente em Little Rock. Ouvimos falar sobre o caso lá na Inglaterra, então esse é um lugar muito importante para a gente, porque – para mim – foi aqui que os direitos civis começaram.”
No Twitter, o ex-beatle falou sobre o encontro com Thelma e Elizabeth e afirmou que elas são “pioneiras do movimento de direitos civis”, além de confirmar a inspiração para a faixa “Blackbird”.
Fonte: http://ift.tt/1VITz34
0 comentários:
Postar um comentário