O Radiohead lançou ontem seu mais novo single, “Burn The Witch”. A aguardada faixa já está disponível para audição gratuita no Spotify e seu clipe já está no YouTube – fato curioso, uma vez que o grupo já criticou ambas as plataformas diversas vezes.
Desde o lançamento de “The King Of Limbs”, em 2011, Thom Yorke e o produtor Nigel Godrich falaram abertamente sobre os pontos negativos dos serviços de streaming, chegando a remover o catálogo da banda do Spotify.
Se você forçar a memória um pouquinho, vai lembrar que em 2013 Yorke afirmou que a plataforma era como “a última flatulencia desesperada de um cadáver” e chamou os responsáveis pelo Spotify de “guardiões de um grande processo”.
“Sinto que a maneira com a qual as pessoas estão ouvindo música está em transição. Acredito que, como músico, a gente precisa lutar contra essa coisa de Spotify. [...] Sinto que o que está acontecendo no mainstream é o último suspiro da antiga indústria. [...] Eu não concordo com essa coisa toda que muitas pessoas fazem dentro da indústria tipo, ‘Isso é tudo que nos resta, então teremos que usá-lo.’ Eu não concordo,” disse Thom Yorke.
Sobre o YouTube, as palaras do líder do Radiohead não foram menos duras:
“Tudo o que sei é que eles fazem dinheiro com o trabalho de muitos artistas que não tiram qualquer benefício disso. Esses prestadores de serviços ganham dinheiro. Google, YouTube. Muito dinheiro. [...] Eles se aproveitam disso. É como o que os nazistas fizeram durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, todos eles fizeram isso durante a guerra, os britânicos também: Roubar a arte de outros países. Qual é a diferença?”
O que pode ter feito o Radiohead mudar de ideia? Talvez a gravadora da banda XL Recordings, que recentemente comprou todo o catálogo deles? Fato é que eles estão de volta… Via Spotify e YouTube.
Fonte: http://ift.tt/1X8rLED
0 comentários:
Postar um comentário