Gothic Rock/Darkwave


Ao contrário do que muitos pensam, a música gótica não se resume a vocais líricos femininos e pianos. Não. Na realidade, o gothic rock é um gênero influenciado pelo punk rock e pela música eletrônica. Depois de toda a loucura que foi o movimento punk, as bandas descobriram os sintetizadores e efeitos eletrônicos e começaram a inseri-los na estética punk dos acordes e batidas simples, período da década de 80 que ficou conhecido como pós-punk.

E esse novo som tomou dois caminhos diferentes: a new wave e a darkwave. A diferença está nas cores: a new wave era festiva, colorida e animada (como por exemplo The B-52's), já a darkwave era sombria e tratava principalmente de amores não correspondidos. A banda que mais influenciou o gênero darkwave foi o Joy Division, quarteto formado por Bernard Sumner, Peter Hook, Stephen Morris e o líder Ian Curtis, que se suicidou aos 23 anos. O segundo disco do Joy Division, Closer (1980), lançado postumamente, pode ser entendido como um bilhete de despedida de um suicídio. O single "Love Will Tears Us Apart" é o mais famoso do grupo, e dá uma ideia do que viria a ser o cenário darkwave alguns anos mais tarde.

O primeiro single considerado darkwave/gótico seria "Bela Lugosi's Dead", do Bauhaus, lançado em 1979. A música, cheia de elementos eletrônicos, tem uma atmosfera sombria e seu título é uma homenagem a um famoso ator de filmes de terror na década de 1930.

Além dos sintetizadores, guitarras, linhas de baixo extremamente bem construídas e batidas dançantes de bateria, algumas bandas de darkwave como Siouxsie & The Banshees incrementaram saxofones no seu som.

Muitas vezes, as músicas de darkwave soam como canções de ninar, simples e melancólicas, mas de uma beleza indescritível. E esse estilo continua influenciando milhões de bandas da nova geração indie de hoje em dia, como por exemplo os Killers, que retiraram seu nome de um clipe do New Order (banda formada pelos três integrantes remanescentes do Joy Division), Franz Ferdinand e Kaiser Chiefs.

Espero que tenham gostado e compreendido a essência da música gótica. Abaixo, o clipe de uma das melhores músicas do movimento: The Killing Moon, por Echo and the Bunnymen.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management