Crossover Thrash


Muitos vão ler o título desse post e perguntar "Crossover thrash? What the hell is that?". Continuando minha série de posts-que-explicam-gêneros-de-rock, aqui vai um pouco sobre esse estilo.


O crossover thrash surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos, e nada mais é do que o thrash metal tradicional com mais influências do punk hardcore. E agora vocês me perguntam: "O que é thrash metal?"
Thrash metal é aquele estilo de heavy metal bem mais rápido e agressivo do que o metal tradicional, recheado de bumbos duplos, riffs elaborados (sem perder a agressividade) e letras que tratam de temas como destruição, morte e críticas sociais.

Satisfeitos? Acho que não. "Cathy, o que é punk hardcore?"
Punk hardcore é um tipo de punk mais "econômico" e agressivo do que o punk tradicional. Vamos usar um exemplo prático: aqui temos uma música dos Sex Pistols e uma do Black Flag. A primeira é punk rock clássico, já a segunda é de uma banda de hardcore. O punk clássico ainda mantém uma forma de verso/refrão, mas o hardcore é mais centrado na melodia.

Ok, voltemos ao crossover. Na década de 1980, os superstars do metal eram todos bandas de glam metal, como Mötley Crüe e Ratt (e todos os headbangers deviam ser gratos a eles, porque se eles não tivessem existido, não veriam shows de seus ídolos do metal "de verdade", mas isso é assunto para outro post), e esses dois mundos começaram a se unir. Tradicionalmente, o punk rock e o heavy metal sempre foram inimigos, mas nessa época os adesivos do GBH começaram a surgir nas guitarras do Metallica, e as bandas de hardcore começaram a se cansar das limitações do estilo. Nada mais natural do que esses estilos começassem a trocar figurinhas.

Bandas como Corrosion of Conformity (C.O.C), Suicidal Tendencies, Stormtroopers of Dead (S.O.D., formada por membros do Anthrax e cujo álbum Speak English or Die, cheio de letras irônicas, fez muito sucesso) e Dirty Rotten Imbeciles (D.R.I) estão entre as pioneiras do gênero, mas também podemos citar o Municipal Waste, Nuclear Assault, No Mercy e os brasileiros Ratos de Porão, além do Body Count, banda formada pelo rapper Ice-T e que fez sucesso com uma música chamada "Kill The Cops".

Se você não tem nenhum problema com som alto e pesado, com batidas de bateria martelantes e riffs de guitarra carregados na distorção, não perca tempo. Welcome to the thrash zone. E para vocês ouvirem, um bom momento da TV brasileira: Ratos de Porão no Programa Livre, que passava no SBT, era apresentado por Serginho Groisman e já teve como convidados até mesmo o Kiss e o Bon Jovi.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management